As melhores dicas para mamães e bebês, com um jeitinho gostoso de viver junto.

Blog Tip Top : Tudo sobre o universo infantil

blog | 14/04/2022

Meu bebê está crescendo: do mamá ao copinho de transição!

Seu bebê já começou a introdução alimentar e o pediatra já autorizou a apresentação de outros líquidos para ele. Grande conquista, o bebê está crescendo! É nesta fase que os copinhos de transição se fazem úteis.  

Muitos bebês, quando apoiados pela família, são capazes de beber líquidos em copos normais com facilidade. A grande sacada dos copinhos de transição, por sua vez, é permitir alguma independência e autonomia aos pequenos.  

São inúmeros modelos para vocês escolherem de acordo com a idade, usabilidade e até mesmo as preferências individuais da criança. Para te ajudar nessa tarefa, selecionamos alguns modelos para te explicar cada um deles tim tim por tim tim. 

A grande maioria das marcas para bebês tem sua própria versão de copinho e é possível encontrar modelos com ótimo custo-benefício para todas as fases da transição. Conheça cada uma delas: 

Bebê tomando água em copinho de transição – Imagem cedida por Chicco

O Copinho de transição fase a fase de acordo com a idade

De 4 meses a 6 meses: Nessa fase o copo de transição deve ter bico de silicone flexível e macio, com alças para segurar. O formato pode variar um pouco, mas deve ser ergonômico e ter uma válvula limitadora de fluxo, assim o líquido sai com moderação evitando que o bebê se engasgue. Observe o posicionamento do bico, que promove uma postura adequada do pescoço do bebê enquanto ingere o líquido. Isso faz com que o pequeno se sinta confortável e, portanto, mais seguro. 

Seis meses +: Esta é a fase de treinamento, onde o bebê já não precisa dos bicos de silicone, que agora passam a ter textura rígida, mais próxima aos copos normais. O copo ideal para essa idade é o copo de treinamento que estimula o desenvolvimento da independência da criança; com alças que promovem segurança e firmeza, e que seja antivazamento para que ele possa segurar e tomar o líquido sozinho, sem molhar o ambiente.

Bebê tomando água em copinho de transição – Imagem cedida por Chicco

Um aninho, como passou rápido!

Doze meses +: Nesta fase nossos pequenininhos já estão mais independentes e já tem muito mais controle das mãos. Muito modelos de copinhos podem ser usados nessa idade: bicos mais rígidos, canudinhos e etc. A escolha vai depender da preferência da criança ou até mesmo do momento em que esse copo será utilizado.  

Nesta fase a criança ainda pode precisar de copos com alças; no mercado é possível encontrar muitas opções com alças que podem ser removidas depois. Para ajudar no controle da vazão de líquido, existem copos com válvulas ou os modelos 360°, que tem uma película de silicone na borda e só libera o líquido quando pressionada com os lábios.  

Seja qual for o modelo escolhido, o formato anatômico do copo ajuda na pega e na firmeza da criança ao segurar e proporcionam maior conforto por terem tamanho e formato ideais. Uma dica é ter produtos lúdicos, com cores e divertidos que estimulem a criatividade e a curiosidade, como copos que brilham no escuro ou que mudam de cor de acordo com a temperatura do líquido. 

Fase de 18 meses +: Já podemos oferecer copos de silicone ou de tritan (tipo de acrílico seguro e resistente), sem alça, bicos ou canudos. Sempre com supervisão para ministrar a quantidade de líquido ingerido, claro.  

Para a transição e outros momentos, você encontra os produtos ideias na Tip Top Mega Store. Clique aqui para encontrar a loja mais pertinho de você. Já são mais de 20 Mega Lojas espalhadas pelo Brasil.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *