blog | 29/06/2021
Dicas de cuidados com a visão do bebê
Saiba quais são as fases da visão do bebê e os cuidados necessários!
Alguns cuidados com a visão do bebê são necessários para que o desenvolvimento ocular aconteça de forma segura. Além do mais, a visão dos pequenos acontece de maneira gradual, ou seja, nos primeiros meses de vida, eles enxergam vultos.
Pensando nos cuidados necessários que se deve ter com a visão dos bebês, a Tip Top preparou um conteúdo bem completinho sobre o tema. E, além das dicas que separamos para você, é muito importante que a sua filha ou filho seja acompanhado por um médico responsável.
Afinal, como o bebê enxerga?
O desenvolvimento do bebê acontece nos seus primeiros anos de vida e, assim como a moleira, a visão acontece aos pouquinhos. Para que você possa entender como funciona esse processo, são eles:
Quando recém-nascido as imagens que ele vê são embaçadas e em preto e branco. 2 meses depois, a visão continua embaçada e, aos poucos, as cores começam a surgir, a primeira delas é o vermelho. Já no 3º mês os vultos começam a ganhar formas e, quando um rosto está mais próximo, por exemplo, o bebê consegue distinguir.
No 6º mês de vida, a visão é um pouco mais nítida e, com isso, rostos mais familiares são fáceis de serem reconhecidos. Quando o bebê chega no 8º mês, sua visão atinge lugares mais longes e os traços e cores ficam mais precisos. Já com 1 aninho de vida, sua visão está mais clara, os detalhes ficam mais nítidos e o bebê reconhece ambientes e pessoas.
Os cuidados que se deve ter com a visão do bebê!
O médico oftalmo será o responsável, junto com o pediatra, a acompanhar o desenvolvimento da visão do bebê. Além do mais, em alguns estados do Brasil, já está disponível o teste do reflexo vermelho.
O teste é feito logo nos primeiros dias de vida do bebê e deve ser refeito 3 meses depois. O exame consegue detectar doenças relacionadas à visão, por exemplo, glaucoma, retinoblastoma e catarata. É importante fazer o exame, caso tenha acesso, assim ele ajuda a identificar as doenças e o tratamento é feito logo que imediato.
Fique de olho nos pequenos!
Doenças relacionadas à visão podem surgir com o passar do tempo, por isso, é fundamental que ao menos uma vez por ano siga com o oftalmologista. Além disso, caso perceba que a sua filha (o) esteja com alguma dificuldade de enxergar, fique atento!
Atenção nos seguintes sinais
- Intolerância à luz;
- Vermelhidão;
- Olhos lacrimejados com frequência;
- Desinteresse pelo ambiente;
- Dores de cabeça;
- Aproximar objetos para enxergar melhor;
- Coceira nos olhos.
Qualquer dificuldade que os pequenos vierem a ter com a visão, é extremamente importante ser acompanhado por um médico.
Dicas de cuidados com a visão do bebê!
Além de passar com o oftalmo, é importante também seguir com alguns cuidados com a visão do bebê, são eles:
- Usar óculos solar com a proteção necessária;
- Deixar produtos de limpeza, medicamentos, objetos pontiagudos fora do alcance das crianças.
Fique atento aos sinais e, sempre que possível, leve os pequenos para o médico!
Fontes: Pampers, Revista Crescer e Revista Crescer
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *