blog | 17/03/2022
Seis dicas para melhorar o ciclo de sono do seu bebê
No post de hoje a Tip Top traz dicas valiosas para melhorar a qualidade do sono do seu bebê e garantir mais tranquilidade aos papais durante toda a noite. As dicas são fruto da entrevista que o Dr. Marcos Marques Rodrigues, especialista em otorrinolaringologia e medicina do sono nos concedeu. Vamos conferir?
1 – Estabeleça uma rotina
Dentro da barriga da mamãe:
De acordo com o Dr. Marcos M. Rodrigues, o ciclo de sono do bebê começa ainda na barriga da mamãe. A partir do 4º mês de gestação, o bebê inicia seus ciclos de sono e aí a rotina da mamãe influencia diretamente.
Por isso o ideal é criar uma rotina do sono durante a gravidez. Enquanto o bebê estiver na barriga converse e estimule-o durante o dia. No período da noite, mantenha o ambiente mais calmo e prepare-se com antecedência para dormir.
Em outras palavras, o conselho do médico é que você estabeleça seu próprio ritual do sono noturno. Colocar músicas tranquilas quando já estiver na cama pode ser um bom estímulo ao relaxamento profundo.
Após o nascimento:
O bebê recém-nascido dorme cerca de dezesseis horas por dia, como explica o Dr. Marcos M. Rodrigues. Por isso é natural que os pequeninos durmam durante boa parte do dia, entretanto, é fundamental que a iluminação natural do ambiente seja mantida.
Não feche as janelas e cortinas. Permita que o quarto permaneça iluminado pois assim o bebê começa a assimilar a luminosidade com o dia, portanto o momento de manter a vigília, e o escuro com a noite que é o momento de dormir.
2 – Prepare o ambiente
Após o nascimento, o bebê demora alguns meses para assimilar o dia e a noite e preparar um ambiente aconchegante e confortável pode ajudar a estabelecer um ciclo de sono mais longo e assertivo durante a noite, para isso Dr. Marcos recomenda:
- Diminua os estímulos
- Reduza a intensidade das luzes
- Fale mais baixo
- Reduza ruídos repentinos e estridentes
Alguns recursos que podem auxiliar no sono do bebê:
- Projetores de luzes
- Emissores de sons que imitam o barulho no útero da mamãe
- Abajur e luzes auxiliares para a troca de fraldas
- Edredons e cobertas adequadas ao clima
3 – Previna acidentes
O berço do bebê deve ser um lugar seguro e para garantir essa segurança, todos os enfeites e protetores de tecido devem ser retirados na hora de dormir. Coloque uma almofada baixa sob o colchão para produzir uma leve inclinação.
Use as tranças ou os redutores de berço nos primeiros meses. Use os pijamas especiais para recém-nascidos e não cubra o bebê. Jamais coloque o bebê de lado ou de bruços. Esses cuidados, previnem sufocamento por tecido ou regurgitação.
4 – Objetos de transição
Outra dica para melhorar os ciclos de sono do seu bebê é usar os objetos de transição. A partir de 4 meses os bebês já estão mais ativos e começam a chamar pelos pais. O doutor explica que neste momento eles começam a perceber que o bebê e a mãe são duas pessoas diferentes.
Por isso, para reduzir a ansiedade por separação, Dr. Marcos aconselha o uso das naninhas que devem ser macias e confortáveis, seja um paninho ou uma pelúcia com a qual o bebê possa dormir agarradinho.
Uma dica de ouro é que a naninha seja usada no momento da amamentação para pegar o cheiro da mamãe, tornar-se ainda mais confortável e passar ainda mais segurança para o bebê.
5 – Tenha um ritual do sono
Seguindo tudo o que foi indicado no ponto 2 ao preparar o ambiente, que também compõe o ritual do sono, os seguintes passos são práticas do dia a dia que auxiliam o ciclo de sono noturno tranquilo e duradouro do bebê.
Comece um banho relaxante, em seguida faça uma massagem suave e vista roupinhas confortáveis adequadas à estação do ano. Meia luz é bem vinda mesmo durante o banho, a massagem e a troca.
Então, siga criando a atmosfera tranquila. Para isso, você também pode se valer das músicas relaxantes e os sons que imitam os ruídos dentro do útero. É possível encontrar esses conteúdos em plataformas de vídeo e streaming de áudio.
6 – A babá eletrônica e o conforto que ela agrega
De acordo com Dr. Marcos, é aconselhável que desde pequeno o bebê já durma em seu próprio quarto e por isso, para auxiliar no monitoramento noturno, nada como as babás eletrônicas que filmam no escuro, evitando o descolamento desnecessário dos pais e até mesmo o despertar por completo do bebê.
Quem nos dá essas dicas para melhorar o ciclo de sono do bebê é o Dr. Marcos Marques Rodrigues, Prof. Mestre De Otorrinolaringologista e medicina do sono na UNIARA. Possui os títulos de especialista em Otorrinolaringologia e Medicina do Sono pela AMB, é Mestre em Ciências da Cirurgia pela UNICAMP e Doutorando em Ciências da Cirurgia pela UNICAMP.
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *