Cuidando | 15/07/2021
Relação da alimentação saudável na educação infantil
Saiba como a alimentação infantil interfere no desenvolvimento dos pequenos
Você sabe qual é a relação da alimentação saudável na educação infantil? E como os alimentos interferem no desenvolvimento dos pequenos? Pensando nessas e outras questões, a Tip Top preparou um conteúdo bem completinho sobre o tema.
Além do mais, quanto mais as mamães, papais e cuidadores souberem sobre a importância da alimentação infantil, melhor será a relação das crianças com a comida. Continue no artigo e boa leitura! 💙
Importância da alimentação para o aprendizado infantil!
Quando falamos de alimentação saudável na educação infantil, estamos relacionando o desenvolvimento dos pequenos com uma alimentação rica em vitaminas e nutrientes.
A deficiência de nutrientes, vitaminas e minerais interferem negativamente no desempenho e aprendizado da criança. Resultando em cansaço; desânimo; dificuldade de concentração; lentidão no raciocínio; dispersão e outros sintomas.
Por isso, para que a sua filha (o) tenha o desenvolvimento esperado, é extremamente importante seguir com uma alimentação saudável infantil. Vale lembrar que os alimentos proibidos são os industrializados, os fast food e os que não possuem valor nutricional.
Dicas para uma alimentação infantil saudável!
A alimentação saudável não está relacionada a uma dieta restritiva. O importante é que os pequenos tenham consciência do que estão comendo. Além disso, é fundamental um acompanhamento médico.
Uma alimentação rica em vitaminas, nutrientes e minerais, está relacionada a um prato bem colorido. Quanto mais legumes, verduras, frutas e grãos os pequenos comerem, melhor será para eles.
A famosa comida caseira é o prato ideal, tanto para as crianças quanto para os adultos. Sendo assim, evite o máximo possível os alimentos industrializados e o fast food.
Dê o exemplo de uma alimentação saudável!
Para que a alimentação na infância seja saudável, o exemplo deve vir da mamãe, do papai e/ou do cuidador. Por isso, prepare os alimentos em casa; leve os pequenos à feira para escolher os legumes, verduras, frutas, grãos; incentive o preparo das refeições — pratos simples e supervisionados por um adulto responsável —.
Assim, o contato dos pequenos com a comida fica algo prazeroso e satisfatório. E pequenos hábitos são construídos a partir dessa relação. Deixe que seja algo natural e que desperte a curiosidade das crianças.
Cuidado com o excesso de açúcar!
Os doces no geral não são benéficos à saúde, isso porque, além de prejudicar os dentes, liberam insulina no organismo e, caso não sejam controlados, podem desencadear doenças graves, como a diabete.
Sendo assim, por mais que o doce seja algo satisfatório para o paladar, não é algo saudável para a saúde dos pequenos. Por isso, se possível, evite que sua filha (o) consuma doces.
Compartilhe suas dicas de alimentação saudável infantil!
Agora que você já sabe qual é a relação da alimentação saudável na educação infantil, busque criar o hábito de consumir comidas que fazem bem para o desenvolvimento dos pequenos.
Sempre que possível, leve sua filha (o) para fazer um check up completo e veja se possui alguma deficiência nutricional. E, caso tenha, siga as orientações do médico responsável.
Ei, que tal compartilhar algumas dicas de alimentação com outras mamães? Deixe nos comentários quais são os hábitos que você criou para deixar o dia a dia com a comida mais satisfatória e prazerosa.
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *