As melhores dicas para mamães e bebês, com um jeitinho gostoso de viver junto.

Blog Tip Top : Tudo sobre o universo infantil

Ajudando, blog, Cuidando | 02/09/2021

Gestação gemelar: confira os cuidados que a gravidez exige

Assim como o próprio nome sugere, a gestação gemelar é quando a mamãe está grávida de gêmeos. A gravidez pode ser de gêmeos univitelinos, quando os bebês são idênticos ou gêmeos bivitelinos, quando existem diferenças entre eles.

Pensando nos cuidados que a gravidez exige, a Tip Top preparou um conteúdo bem completinho sobre o tema. Então, se você é uma gestante gemelar ou conhece uma mamãe que seja, não deixe de ler e compartilhar esse conteúdo. Continue o artigo e boa leitura. 💙

O que é gestação gemelar?

Confira no Blog da Tip Top dicas para uma gestação gemelar

A gestação gemelar acontece quando a mulher gera mais de um bebê ao mesmo tempo. Quando o embrião parte-se ao meio, são gerados gêmeos idênticos. Já quando a mulher ovula mais de um óvulo e é fecundada por espermatozóides distintos, gera-se bebês diferentes. 

Quando há casos de gêmeos na família, é possível sim que a mulher também tenha chances de ter uma gestação gemelar. Porém, vale ressaltar que a possibilidade está associada mais para gêmeos diferentes. Além disso, as chances estão relacionadas aos parentes diretos da futura mamãe. 

Cuidados de uma gestação gemelar!

Os cuidados são redobrados quando a mamãe está passando por uma gestação gemelar e, para que tudo ocorra bem durante a gravidez, é preciso ter muita cautela. Pensando nisso, separamos uma listinha de cuidados que é preciso seguir, confira!

Fique atenta a alimentação!

Durante a gravidez, a mamãe pode engordar até uma quantidade de peso e, isso varia de acordo com cada gestação. Na gravidez de gêmeos também aplica-se a essa regra, nada de pensar que, por estar grávida de gêmeos, deve-se comer por dois. 

A alimentação deve ser feita de forma equilibrada e saudável. Por isso, aumente o consumo de frutas, legumes, verduras e cereais integrais. Coma alimentos ricos em ácido fólico, por exemplo, feijão e lentilhas. Comidas ricas em ômega 3 também são bem-vindas. 

Vale lembrar que a alimentação durante a gestação gemelar deve ser feita de forma saudável. É preciso garantir que os bebês recebam todas as vitaminas e nutrientes necessários para o seu desenvolvimento. Por isso, se possível, esteja sempre alinhada com o seu obstetra e nutricionista.  

Cuidados com a atividade física

A prática de exercícios físicos durante a gravidez é importante e proporciona ótimos benefícios para a gestante gemelar. Porém, ela deve ser orientada pelo obstetra e acompanhada por um profissional físico. 

Assim, caso esteja livre para as atividades, busque praticar caminhada, yoga, pilates, natação ou hidroginástica. Os exercícios, além de controlar o peso, contribui também na hora do parto e ajuda na recuperação. 

Vale ressaltar que a orientação para a prática de atividades físicas varia de acordo com cada gestação. Assim, podem existir casos que o médico obstetra oriente o repouso ou a diminuição dos exercícios. 

Ida ao médico é mais frequente

A gestação gemelar merece uma atenção especial e, consequentemente, a ida ao médico é frequente. Por isso, os cuidados com o pré-natal de gêmeos deve ser rigoroso do início ao fim! 

Quando a gestação é de gêmeos univitelinos — ou seja, iguais —, a ida ao consultório médico é ainda mais constante. Uma vez que existe a chance de ocorrer a transfusão feto-fetal, isso quer dizer que um bebê acaba roubando o alimento do outro. Isso ocorre porque a vascularização acaba beneficiando um dos bebês. 

Além disso, assim como uma gestação de apenas um bebê, a mamãe precisa ser supervisionada quanto às complicações da gravidez, como diabetes gestacional, pressão alta e até a possibilidade de parto prematuro. 

Escolha do parto

No decorrer da gestação gemelar, é normal que a mamãe fique em dúvida quanto a escolha do parto, podendo ser normal ou cesária. Vale lembrar que essa é uma escolha individual de cada mulher e, se o parto estiver propício para ser normal, cabe a mamãe escolher. 

Agora, caso a gestação seja de risco ou, se os bebês não estiverem na posição de nascimento, o aconselhável é optar pelo parto cesáreo. Sendo assim, é um tema que deve ser discutido entre a mulher e o obstetra responsável. A escolha deve ser tomada em prol da saúde e bem-estar da mamãe e do bebê. 

Ajude outras mamães também!

Confira no Blog da Tip Top dicas para uma gestação gemelar

A gestação gemelar é muito delicada e varia de acordo com cada mamãe. Além disso, tudo o que compartilhamos aqui, são dicas para uma gravidez saudável e não substitui a opinião médica. Por isso, é extremamente importante que sua gravidez seja acompanhada por um obstetra de sua confiança.

Para você que gostou do conteúdo, não deixe de compartilhar com outras mamães, temos certeza que elas também vão gostar das dicas. E, caso tenha alguma sugestão que queira compartilhar, registre nos comentários abaixo e ajude outras mamães você também! 

Fontes: Bebê, Revista Crescer, Tua Saúde e Pais & Filhos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *