As melhores dicas para mamães e bebês, com um jeitinho gostoso de viver junto.

Blog Tip Top : Tudo sobre o universo infantil

Ajudando | 28/09/2021

Síndrome de burnout materno

Saiba quais são os sintomas e o que fazer para evitar a crise!

A síndrome de burnout materno acontece por conta do acúmulo de funções mais o esgotamento mental, gerando também estresse e desânimo para as atividades simples do dia a dia. Em tradução livre, burnout significa: depressão, exaustão e fadiga e os sintomas associados à síndrome são exatamente esses. 

Relacionada também ao esgotamento profissional, a síndrome de burnout é um distúrbio psíquico caracterizado pela sensação de tensão emocional, exaustão e estresse crônico desencadeados pelo acúmulo de funções. 

Pensando na crise de burnout materno que algumas mamães podem estar passando sem ao menos saber o que é, a  Tip Top preparou um conteúdo com os principais sintomas. Lembrando que o acompanhamento médico é extremamente importante para que o estado não se agrave.

Lembre-se: você está dando o seu melhor!

Existe a mamãe e o papai antes e depois do nascimento do primeiro, segundo e até do terceiro filho. A rotina e as prioridades mudam num passe de mágica, a vida agora é voltada para as necessidades dos pequenos. Essa mudança é absolutamente normal e faz parte do processo. 

O medo, a insegurança e a sensação de não conseguir criar os filhos também é algo normal. O bebê não nasce com um manual de instrução ou com um guia completo de boas práticas. A relação de pais e filhos é construída com o tempo, com muito amor e confiança. 

Estar ciente de que criar um filho não é uma tarefa fácil e que vai exigir muito tempo e dedicação, é o primeiro passo da relação. Ter esse pensamento em mente ajuda a deixar as coisas mais leves. 

Confira alguns sintomas do burnout materno

A seguir, reunimos os principais indícios do burnout materno e, caso você identifique-se com algum deles, ou conheça alguém que está passando por isso, não deixe de procurar ajuda. 

Lembre-se: é muito importante que a mamãe tenha todo o apoio e ajuda das pessoas próximas. Além disso, seguir com ajuda psicológica é essencial para que tudo fique bem!

Veja os principais sintomas do burnout materno:

  • Você se sente apática 

As emoções somem e você não sente mais nenhuma delas, sejam as boas ou as ruins. Além disso, não existem estímulos para cuidar do bebê ou de si mesma, resumindo numa indiferença. 

  • Autoestima baixa

No começo é normal que sua atenção e cuidados estejam focados 100% para o bebê, porém, ao deixar de cuidar de você e não sentir vontade nenhuma para isso, é algo para ser visto.

  • Irritabilidade com tudo

O nível de estresse que o burnout materno pode causar é tanto que até um simples gesto pode ser a gota d’água para uma crise. A impaciência pode vir da sua relação com o bebê ou até mesmo com o seu companheiro e familiares próximos. 

  • Tristeza, medo e insegurança

Esse mix de emoções pode acontecer mesmo nos momentos felizes e tranquilos que você estiver passando com o seu bebê. Lembre-se que é normal se sentir assim, o que não pode é deixar que isso seja maior do que o amor pelo bebê. 

Sugestões para aliviar o estresse da maternidade!

A dica primordial para a mamãe que está passando pela síndrome de burnout materno é procurar ajuda médica. Não negligencie a ajuda de um profissional, afinal, ele tem qualificações e conhecimentos que serão necessários para o tratamento. 

Confira 3 dicas para aliviar a pressão da maternidade:

  1. Não deixe de se relacionar com seus amigos e familiares

Ter outras relações além da sua com o bebê é muito importante! Busque sempre ter um tempinho para suas amigas e jogue conversa fora, isso ajuda a distrair a cabeça e mudar um pouco o foco da situação.

  1. Reserve um tempo para você!

Seja um banho demorado ou um filme que tanto quis assistir, não deixe de fazer as coisas que dão prazer para você. Reserve um tempinho para cuidar de si e suprir suas necessidades. Com isso, suas energias estarão recarregadas! 

  1. Peça ajuda

Não banque a super mãe! Entenda que para dar conta de tudo, é preciso ter ajuda das pessoas próximas a você! Além de dividir as obrigações com o seu companheiro, não hesite em pedir ajuda da sua mãe, irmã ou dos amigos que já passaram pela maternidade. 

Ajude outras mamães também!

Esperamos que este conteúdo tenha ajudado e, se você sentiu que fez diferença, não deixe de compartilhar com as mamães que estão passando pela síndrome de burnout materno.

Caso tenha passado pela crise e algo ajudou você a superar, compartilhe nos comentários do post e dê força para as outras mamães! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *