As melhores dicas para mamães e bebês, com um jeitinho gostoso de viver junto.

Blog Tip Top : Tudo sobre o universo infantil

Ajudando, Cuidando | 26/08/2021

Dia Internacional da Igualdade Feminina

O Dia Internacional da Igualdade Feminina acontece no dia 26 de agosto. O intuito da data é de celebrar as conquistas femininas obtidas ao longo dos anos e, expor a desigualdade de gênero que ainda existe na sociedade. 

Celebrada desde 1973, nos Estados Unidos, a data tem como objetivo comemorar as conquistas das mulheres. O Dia Internacional da Igualdade Feminina aconteceu em homenagem à aprovação do voto feminino para as norte-americanas. Desde então a data é comemorada em todos os países.

Vale lembrar que o voto feminino no Brasil chegou no ano de 1934 e, mesmo assim, nem todas as mulheres tinham o direito de votar. Era consentido apenas das mulheres casadas — com a autorização do marido — e as solteiras com renda própria. Foi apenas no ano de 1946 que o voto passou a ser obrigatório. 

Conquistas das mulheres ao longo da história!

A seguir, separamos algumas das principais conquistas das mulheres ao longo da história. Porém, vale ressaltar que ainda temos muita luta pela frente!

  • 1827: as mulheres foram autorizadas a estudarem nos colégios e o estudo era além do primário;
  • 1852: o primeiro jornal feito por mulheres e para mulheres surgiu, conhecido como o Jornal das Senhoras. 10 anos depois, foi lançado o Bello Sexo e, no ano de 1873, O Sexo Feminino; 
  • 1879: neste ano as mulheres passaram a ter direito a estudar nas universidades;
  • 1910: o primeiro partido político feminino foi criado. O Partido Republicado Feminino lutava pelo direito ao voto e a emancipação das mulheres;
  •  1932: as mulheres conquistaram o direito ao voto. Esse direito foi adquirido por conta da organização de movimentos feministas que surgiram no século XX;
  • 1962: foi criado o Estatuto da Mulher Casada. Assim, as mulheres casadas não dependiam da autorização do marido para trabalhar. Além disso, elas passaram a ter direito à guarda dos filhos em caso de separação e ao direito à herança. 
  • 1977: nesta data o divórcio passou a ser uma opção no Brasil;
  • 1988: aconteceu o primeiro encontro nacional de mulheres negras e, foi aí que o feminismo negro passou a ser discutido no país;
  • 2006: sancionada a Lei Maria da Penha que tem como intuito combater a violência contra as mulheres;
  • 2015: Constituição Federal passou a considerar o feminicídio como crime de homicídio, frente a Lei nº 13.104;
  • 2018: frente a Lei de nº  13.718/2018, o assédio passou a ser considerado crime no Brasil.

A luta continua!

Essas e muitas outras conquistas aconteceram graças aos femininos! O Dia Internacional da Igualdade Feminina é o lembrete de que a luta continua. Por mais que tenhamos acessos a esses direitos, muita coisa precisa ser melhorada, por exemplo, a luta pela igualdade salarial. 

Além disso, as pessoas precisam entender que o feminismo não é uma luta contra os homens e sim uma luta por igualdade de gênero. E, enquanto o machismo existir, o feminismo será necessário!

A mudança acontece na educação!

Para que as futuras gerações de mulheres tenham ainda mais direito e sejam respeitadas independentemente das suas escolhas, a educação é primordial. Por isso, é muito importante levar o assunto para as crianças e educá-las de maneira que igualdade de gênero seja vista de forma natural e não como competição. 

Assim, as crianças terão cada vez mais consciência e o respeito será passado em diante. Além disso, é preciso também continuar lutando e, quanto mais for falado e estudado, mais as pessoas vão entender sobre a importância da igualdade feminina. 

Fontes: Guia do Estudante, Futura, Cultura, Mulheres de Luta e O Globo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *