As melhores dicas para mamães e bebês, com um jeitinho gostoso de viver junto.

Blog Tip Top : Tudo sobre o universo infantil

Amamentação, blog | 12/08/2021

Leite materno e sua importância para o desenvolvimento do bebê

Tudo o que você precisa saber sobre o primeiro alimento dos pequenos!

O leite materno é o primeiro alimento que a sua filha (o) vai consumir, além disso, a fase da amamentação é extremamente importante para o desenvolvimento da criança. Para valorizar a importância do aleitamento materno, existe a campanha do Agosto Dourado que fortalece os impactos positivos da amamentação. 

Pensando nisso, a Tip Top preparou um conteúdo bem completo sobre leite materno e tudo o que você precisa saber sobre o assunto. E, caso conheça alguma mamãe que está amamentando, não deixe de compartilhar o artigo com ela também! Continue no conteúdo e boa leitura! 💛

O que é Agosto Dourado?

O Agosto Dourado é uma campanha feita durante todo o mês para incentivar o aleitamento materno. Além do mais, para a Organização Mundial da Saúde (OMS), o leite materno é considerado alimento de ouro, uma vez que contribui para o desenvolvimento infantil. 

No dia 1º de agosto é celebrado também o Dia Mundial da Amamentação. A data abre a Semana Mundial da Amamentação (SMAM) que é comemorada em mais de 150 países. A campanha tem como objetivo ressaltar a importância do leite materno na saúde do bebê e da mamãe. 

Importância do leite materno!

Leite materno: saiba a importância do alimento | Blog Tip Top

Rico em vitaminas, minerais e nutrientes fundamentais para saúde e desenvolvimento do bebê, a OMS recomenda a amamentação durante 2 anos ou mais. No 6° mês de vida, a mamãe pode apresentar alimentos sólidos para o bebê, como frutas amassadas e sopinhas. 

O aleitamento materno continua mesmo após a introdução alimentar, isso porque o leite materno protege o bebê de doenças e infecções. Além de reduzir a probabilidade de desenvolvimento de doenças infantis. A imunidade do seu bebê fica ainda mais resistente. 

O leite materno e sua importância na relação mãe e filho!

Além dos benefícios imensuráveis que o leite materno oferece para o desenvolvimento infantil, a relação mamãe e bebê fica ainda mais fortalecida. Isso porque a hora da amamentação é o momento que oferece conforto e calmaria para o neném.  

Benefícios da amamentação para a mamãe!

O leite materno tem muito a beneficiar o bebê e, por mais que outros alimentos sejam apresentados para a criança, é recomendado que a amamentação seja mantida até os 2 anos de idade.

A amamentação também é favorável para as mamães, isso porque diminui o risco de desenvolver doenças cardíacas, câncer de mama, útero e ovário, diabetes tipo 2 e mais. Além é claro de aumentar a autoconfiança e autoestima da mulher. 

Vale ressaltar que a amamentação diminui o risco de desenvolver essas e outras doenças, não que ela anula o surgimento das doenças.   

Desafios da amamentação

Leite materno: saiba a importância do alimento | Blog Tip Top

Por mais que a amamentação seja um ato fisiológico, é normal que algumas mamães tenham dificuldades para amamentar. Caso este seja o seu caso, não hesite em pedir ajuda do médico e de outros profissionais da saúde. 

Além dos mais, para você que conhece uma mamãe que esteja passando por isso, busque ser a mais empática possível. Entenda que a falta de leite pode acontecer e oferecer apoio é extremamente importante.

Acesse o artigo “Leite empedrado: tudo o que você precisa saber” e confira dicas de como evitar.

Tip Top está com você nessa! 

Para conscientizar o Agosto Dourado, a Tip Top, juntamente com a Cinthia Calsinski, consultora de amamentação e enfermeira obstétrica, vamos conversar sobre a importância do leite materno.

Fique de olho no perfil oficial da Tip Top no Instagram que logo mais será divulgado mais detalhes sobre a live. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *