Ajudando | 12/05/2021
Leite empedrado: tudo o que você precisa saber sobre
Descubra o que causa e como evitar o leite empedrado!
O leite empedrado é o sofrimento de muitas mamães durante a amamentação. Pensando nisso, a Tip Top preparou um artigo completo para tornar esse momento tão especial e evitar as dores e incômodos causados pelo problema!
Separamos dicas especiais para ajudá-la a passar pelo processo de amamentação de forma tranquila. Para que o momento seja de união entre mãe e filho é preciso garantir o bem-estar de ambos. Continue lendo e saiba mais!
O que causa o leite empedrado?
O ingurgitamento mamário, ou leite empedrado, acontece quando o bebê ainda está aprendendo a mamar e a mãe produz leite em excesso. Assim, ao acumular o líquido nas mamas, elas ficam duras e quentes, o que causa desconforto em muitas mulheres.
Como o empedramento dificulta a saída do leite, é comum que os seios também fiquem inchados e sensíveis ao toque. Dessa forma, as mamães sentem fortes dores ao amamentar seus bebês.
Entre os principais sintomas do leite empedrado estão
- Mamas cheias e duras;
- Aumento de volume das mamas,
- Vermelhidão nos seios,
- Mamilos achatados,
- Desconforto e dor nas mamas,
- Vazamento de leite,
- Febre.
Em geral, o leite empedrado é um problema frequente nos primeiros dias do neném. Afinal, ele ainda está aprendendo a mamar. Por isso, a dica é retirar um pouco do leite (com as mãos ou bombinhas) antes da amamentação.
Como evitar o leite empedrado?
A melhor forma de prevenir o empedramento do leite é amamentar ao bebê de três em três horas ou, se preferir, manter a livre demanda. O ideal é sempre evitar o acúmulo de líquido nos seios, por isso, certifique-se de que o bebê está esvaziando as mamas ao final de cada amamentação.
Além disso, fazer compressa de gelo logo após a amamentação ajuda a diminuir a inflamação da mama. Assim como, as compressas mornas são ideais para facilitar a saída do leite.
Por fim, as mamães precisam evitar o uso de suplementos alimentares. Isso porque, eles influenciam no aumento da produção de leite materno. Caso seja necessário, você também pode retirar o leite com a bombinha.
Alivie as dores causadas pelo leite empedrado!
Para as mamães que estão sofrendo com os desconfortos do leite empedrado, a Tip Top separou 3 passos simples que vão ajudar a aliviar as dores causadas pelo excesso de líquido.
1. Aplique calor nas mamas
A alta temperatura ajuda a dilatar os ductos mamários, o que alivia as dores e facilita a circulação do leite. Nesses casos, o ideal é aplicar bolsa de água morna sobre a mama, ou então, aproveitar o banho para deixar que a água caia em abundância.
Vale lembrar que o calor deve ser mantido por menos de cinco minutos, para evitar queimaduras!
2. Massageie as mamas
Para aliviar o desconforto causado pelo leite empedrado, você precisa massagear bem os seios e, assim, lembrar o líquido acumulado nos ductos e glândulas mamárias.
O ideal é começar pela região da aréola com movimentos circulares pequenos e leves. Em seguida, continue por todo o seio e, faça gestos de cima para baixo, para esvaziar os ductos mamários.
3. Retire todo o excesso de leite
Como já explicamos, a principal causa do leite empedrado é o acúmulo de líquido nas mamas. Por isso, a melhor forma de aliviar as dores causadas por esse problema é utilizar as mãos e bombas de leite para esvaziar as mamas.
É fundamental que o processo seja realizado diariamente! Você pode guardar o conteúdo em sacos para leite materno super seguros e resistentes.
Gostou das nossas dicas para tratar o leite empedrado?
Ei, você que é mamãe e gostou do nosso conteúdo sobre leite empedrado, compartilhe conosco sua experiência com a amamentação! Assim, podemos trocar dicas para ajudar outras mamães a passarem pelo processo de forma leve e tranquila!
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *