blog | 01/04/2022
Natação na infância
No post de hoje o professor de educação física Rubens Silva fala sobre os benefícios da natação na infância. O esporte que pode ser praticado desde bebê tem impactos no desenvolvimento global da criança e ajuda até mesmo na interação social e no desenvolvimento do intelecto.
Quando falamos de atividade física na infância, a natação sempre aparece como uma das melhores alternativas. Afinal os pais só respiram aliviados na praia ou piscina quando sabem que o filho(a) consegue ao menos se virar dentro da água.
Há uma série de motivos pelos quais a natação infantil é uma das melhores atividades que você pode programar para o seu filho. A sociedade brasileira de pediatria recomenda que a natação tenha início a partir dos 6 meses de idade, ou seja, a prática também é indicada para bebês.
A natação infantil é praticada de forma recreativa e lúdica. Não há um compromisso exacerbado com os fundamentos e técnicas, já que o principal objetivo e adaptar a criança ao meio aquático, mas isso não exclui os benefícios da atividade.
Confira abaixo alguns benefícios da natação infantil:
Ajuda no desenvolvimento global da criança
Principalmente melhorando a coordenação motora e capacidade cardiorrespiratória da criança, pois são coisas que estarão presentes no dia a dia da criança em outras tantas atividades do cotidiano delas, como brincar no recreio ou aprender a andar de bicicleta
Ajuda no combate a obesidade infantil
Por ser uma modalidade completa, onde as crianças trabalham com os membros inferiores e superiores ao mesmo tempo, tem um gasto calórico bem elevado, tendo muito eficácia no controle da obesidade infantil.
Ficar atento ao cardápio também é importante pois a natação é um esporte que costuma dar bastante fome nos pequenos, então saber como se alimentar principalmente depois da aula de natação é fundamental.
Desenvolve a musculatura
Ao fazer exercícios ou mesmo brincar na água muitos músculos são ativados por isso essa modalidade esportiva que atua principalmente na musculatura dos braços, peito e costas ajuda muito na melhora da postura e tonificação dos músculos.
Melhora a capacidade respiratória e a circulação sanguínea
Por se tratar de um esporte predominantemente aeróbio, ou seja, usa como principal fonte de energia o oxigênio, a capacidade cardiorrespiratória da criança melhora muito e consequentemente a oxigenação no corpo.
Desenvolve a coordenação e o intelecto
A Natação é um esporte que melhora muito a coordenação motora, porque é preciso sincronizar movimentos de braço, perna, cabeça e ainda manter o equilíbrio estimulando também o intelecto.
Melhora a qualidade do sono e o sistema imunológico
A criança que faz natação acaba gastando muita energia, isso faz com que ela durma melhor e, também tenha uma resistência maior a vírus e bactérias.
Deixa a criança mais confiante
Fazer natação ainda aumenta muito a autoestima, porque a criança começa a ter mais amigos, uma postura melhor, controle do peso, aumento de massa magra.
Curtiu? então bora praticar a natação infantil e deixar os pequenos se beneficiarem de todos esses benefícios que este esporte tão completo proporciona!
Rubens Silva é professor de educação física e fundador da CRIA Brincar de Treinar, uma empresa facilitadora de movimento, diversão e vivências esportivas para crianças de 1 a 12 anos de idade.
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *