blog | 24/03/2022
Quarto Montessoriano, o que é este modelo?
Você já ouviu falar sobre quarto Montessoriano? Sabe o que é? No post de hoje o arquiteto Daniel Kroth fala sobre o este estilo de mobília e decoração que deriva do método educacional criado pela italiana Maria Montessori.
Esta linha educacional busca encorajar e desenvolver a autonomia das crianças. O grande lema é “ajude-me a fazer sozinho”, e sintetiza bem a ideia de auxiliar, educar e ensinar de modo que a criança vá desenvolvendo habilidades e independência.
Na mobília montessoriana, a filosofia se reflete no tamanho e altura das peças que devem ser adaptadas para o tamanho das crianças. Cama, mesa, cadeira e até estante (sem portas) devem ser acessíveis à criança. E toda a disposição da mobília pode mudar de acordo com as necessidades e usabilidades. Nada é fixo.
Quais as principais características de um ambiente adaptado?
Um quarto montessoriano é aquele criado e planejado para despertar o desenvolvimento da autonomia e liberdade da criança. Tudo pensado com muita segurança e instigando a curiosidade na altura dos olhos dos pequenos.
Estimular as brincadeiras no próprio quarto, gerar autoconfiança e independência. Um quarto que ofereça liberdade para os pequenos brincarem no chão, poder deitar e levantar quando quiserem com cama baixa, colchões próximo ao solo e tapetes que proporcionem segurança nas atividades.
Quais os benefícios para o desenvolvimento da criança?
- Estimular a autonomia;
- Liberdade de ir e vir;
- Brincadeiras com segurança;
- Desenvolvimento mais rápido, a criança é capaz de aprender sozinha
Um quarto montessoriano na prática:
Os móveis do quarto precisam ser adaptados ao tamanho da criança para que ela consiga explorar o espaço: Armários, mesinhas, cômodas e prateleiras baixas deixam tudo ao alcance dos pequenos.
Delimite áreas dentro do quarto, já que além de otimizar o espaço, incentiva a organização;
Ponha livrinhos, lousa, mesinha, papéis e lápis de cor na parte reservada aos estudos;
Troque os brinquedos em sistema de rodízio a cada 15 dias para evitar a monotonia e despertar o interesse;
O espelho na altura da criança é outro item importante no conceito montessoriano para que a criança possa se reconhecer, se observar e olhar o ambiente de diversos ângulos.
Tapete e almofadas são excelentes para compor uma decoração sensorial e estimular o tato do bebê.
Uma barra na parede ajuda a criança a ficar de pé e a dar os primeiros passos sozinha.
O objetivo central é que tudo esteja ao alcance e na altura dos olhos da criança para que ela possa explorar.
Para papais que já tem o quartinho montado, como promover uma adaptação sem trocar toda a mobília?
O ideal é planejar um quarto montessoriano desde a concepção do projeto, mas algumas ideias podem ser adaptadas.
Primeiro passo para adaptar é colocar o colchão direto no chão e não usar o berço, tapetes e almofadas são bem-vindos: a ideia é que a criança possa brincar livremente pelo chão.
Para crianças maiores coloque no ambiente uma mesa com lápis e papéis e cadeirinha com para incentivar o uso do espaço.
Inclua um espelho na altura da criança. Tem um ponto onde ela possa ver-se e reconhecer-se é muito importante em um quarto Montessoriano.
Sobre Daniel Kroth
Formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2002, o arquiteto tem Mestrado em Engenharia de Materiais e Mestrado em Engenharia Ambiental com ênfase em Arquitetura Sustentável. Atualmente é Professor na PUC no curso de pós-graduação de Design de Interiores.
Daniel também assina uma linha assinada de papéis de parede kids para a HOUSED, uma linha de móveis para a Móveis Goettems, uma coleção assinada de Quadros para a Quatro Lados Quadros e uma linha de revestimentos para a Portobello Shop.
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *