As melhores dicas para mamães e bebês, com um jeitinho gostoso de viver junto.

Blog Tip Top : Tudo sobre o universo infantil

Crescendo | 07/07/2020

A função da naninha

As famosas naninhas, também conhecidas como paninhos, fraldinhas, cobertorzinho ou brinquedos que seu filho se apega e carrega para cima e para baixo tem uma grande importância em seu desenvolvimento. De acordo com especialistas, antes de dormir as crianças gostam de ter por perto objetos familiares. Com certeza seu pequeno se sentirá mais seguro se estiver ao lado da pelúcia que brinca durante o dia.

No primeiro ano de vida, a criança se liga a esses objetos como forma de conseguir suportar a ausência materna. “É como se aquele paninho ou bichinho representasse uma parte da mamãe que fica com a criança quando ela está longe”, explica a psicóloga Ana Carolina Takenaka Medeiros, supervisora da Brinquedoteca do Hospital Israelita Albert Einstein. “No geral, este brinquedo está associado à rotina de dormir e elas não gostam que eles sejam substituídos e nem mesmo lavados”, afirma Ana Carolina.

Recentemente recebemos um depoimento super especial em nossa página no Facebook, a mamãe Laiza nos escreveu para relatar que sua filha Lívia tem uma verdadeira paixão por sua naninha que ganhou do padrinho quando tinha 1 aninho. Esse caso de amor começou ainda no berço.

A naninha da sua pequena – apelidada por ela de “Birutinha” – a acompanha sempre na hora do soninho, nos passeios, viagens e onde ela puder leva-lo, e fez com que a Lívia ficasse mais segura e mais confiante. “Assim que ela ganhou começou a indecisão pelo nome até que comentamos que ele era ‘meio biruta’ por conta da língua de fora e das cores bem coloridas. E assim ela escolheu como ‘Birutinha’, a partir dai nunca mais se desgrudou de seu melhor amigo. Ela me fez prometer que não posso jogar fora ou doa-lo pra ninguém como ela faz com outros brinquedos.”

E o amor pelo birutinha rendeu até o nome do canal do Youtube que ela acabou de criar: TV Birutinha. O próximo vídeo será contando a história dos dois. Por isso, não tenha pressa em fazer com que seu filho se desapegue do objeto que ele escolheu para ser o seu companheiro. Ter um melhor amigo é uma delícia, não é mesmo?  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *