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Crescendo | 18/11/2020

O que é e como funciona a metodologia montessoriana

Você já deve ter ouvido falar no Método Montessori, não é mesmo? Esse é o nome se dá ao conjunto de teorias, práticas e materiais didáticos criado e idealizado por Maria Montessori. Maria se formou em medicina e começou a trabalhar com crianças com necessidades especiais. E foi com essa experiência que ela desenvolveu um novo método pedagógico, que estimula o desenvolvimento das crianças de maneira independente.  

Mas, como?   A filosofia montessoriana consiste em três itens básicos:

  1. Educação para a paz: a escola montessoriana não se preocupa apenas em dar conhecimento à criança, mas em como esse conhecimento será utilizado na sociedade.
  2. Educação é ciência: é a maneira de compreender a criança e o fenômeno educativo. O professor deve se basear em preceitos científicos capazes de respeitar as leis do desenvolvimento da criança e suas fases evolutivas.
  3. Educação Cósmica: é um princípio relacionado à espiritualidade, mas sem nenhuma conexão religiosa. É a melhor forma de auxiliar a criança a compreender o mundo e o seu papel na manutenção e melhora dele.

E na prática, como funciona?   Na metodologia existe um ingrediente fundamental chamado auto-educação, que é a capacidade inata da criança aprender. Quem define seu ritmo de aprendizagem é ela mesma: o ambiente é construído com materiais que despertam o interesse para que a criança possa desenvolver por seus próprios esforços, ritmo e interesse.  

Outro ingrediente fundamental na preparação do ambiente é que ele  proporcione a aprendizagem e a vivência. No local de estudos tudo fica ao alcance dos pequenos – de forma organizada. Existe a estante da linguagem, da matemática e dos materiais sensoriais. Em cada espaço os materiais são organizados de acordo com o grau de dificuldade.   No caso da auto-educação, as crianças são divididas em grupos, nos quais convivem com colegas de idades diferentes.

Isso porque o desenvolvimento não ocorre de forma igual entre todas as crianças.  O professor   Neste método, o professor é, antes de tudo, um observador. Ele é treinado para perceber como a criança lida e interage com o material. Esse adulto deve conhecer cientificamente as fases do desenvolvimento infantil e, por meio da observação e do domínio de ferramentas educativas de eficiência comprovada, guiar a criança em seu desabrochar, de forma que este se dê nas melhores condições possíveis.  

O método Montessori tem sido utilizado em escolas por todo o mundo, desde o berçário até o ensino médio. Aplica-se o método em escolas especiais, clínicas de psicopedagogia e casas mundo afora.   Todos os princípios devem funcionar em união, para que a criança se desenvolva de forma completa e equilibrada. 

Fonte: Revista Crescer

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