Ajudando | 22/07/2021
Como conciliar trabalho e maternidade?
A Tip Top compartilha algumas dicas para deixar esse momento mais leve!
Saber como conciliar trabalho e maternidade é uma missão e tanto, porém, se for feito de forma consciente e organizada, esse momento pode ser tranquilo tanto para a mamãe, quanto para o bebê.
Pensando nisso, a Tip Top preparou um conteúdo bem completinho sobre como conciliar trabalho e maternidade. Caso conheça alguma mamãe que precise ler esse conteúdo, compartilhe com ela, temos certeza que vai ajudar. 💙
Quanto tempo dura a licença-maternidade e o que é?
A licença-maternidade é o período em que a mulher encontra-se afastada do trabalho após o nascimento do bebê ou adoção de uma criança. Este direito passou a ser vigorado no ano de 1943 e, na época, o afastamento era de 84 dias.
Desde o ano de 1988, a licença-maternidade passou para 120 dias. O papai também tem o direito à licença-paternidade e, neste caso, são concedidos 5 a 20 dias. Este direito serve também para os casos de adoção.
Retorno ao trabalho!
Passado os 120 dias da licença-maternidade, o friozinho na barriga começa a aparecer e isso é absolutamente normal. O retorno ao trabalho passa a ser um desafio diário, afinal, você não vai querer desprender-se do seu pacotinho, não é mesmo?
Por isso que esse momento precisa ser o mais leve possível, a seguir, reunimos algumas dicas especialmente para você, confira!
Dicas de como conciliar trabalho e maternidade!
- Organize sua rotina e a do bebê
A organização é a chave de um bom retorno para o trabalho. Sendo assim, comece a se organizar no último mês da sua licença-maternidade. Busque ficar ciente sobre o que está acontecendo no trabalho, converse com seus colegas, supervisor e até mesmo seu líder. Com isso, você já fica familiarizada com o que está acontecendo e tudo flui muito melhor.
Agora chegou a hora de você organizar a rotina do seu bebê! Caso queira colocar ele numa escolinha, dê preferência para uma unidade próxima ao seu trabalho, assim, qualquer eventualidade você pode ir até lá.
Caso opte por um cuidador, escolha uma pessoa de sua confiança e, se possível, peça para que ela vá alguns dias da semana para que a criança se familiarize com seu cuidador.
- Utilize a hora do almoço para ficar com o pequeno
O almoço pode ser utilizado para você ficar mais próximo da sua filha (o), assim vocês não ficam muito tempo longe. Essa opção é válida para quem trabalha perto de casa e tem essa possibilidade na rotina.
Porém, caso isso não seja possível, a dica é utilizar a tecnologia a seu favor! Durante a horas vagas, dê uma ligadinha para o cuidador e pergunte como o pequeno está. No caso da escolinha, veja com o responsável se é possível encaminhar fotos durante o dia. Busque, de alguma forma, ficar próxima da sua filha (o).
- Não leve trabalho para casa!
O tempo que você vai passar com a sua filha (o) agora é dividido com o trabalho, por isso, não abra mão dele. Quando estiver com a pequena (o), dedique-se apenas e exclusivamente a ela (e)! Pergunte como foi o dia; faça alguma atividade juntas; prepare o jantar etc.
Não misture os assuntos, trabalho fica no trabalho! E, caso esteja de home office, reserve um espaço da casa só para o trabalho — se der, é claro! —. Assim fica mais fácil e tranquilo para conciliar trabalho e maternidade.
- Respeite o seu tempo
Caso você não esteja confortável para retornar ao trabalho e queira dedicar-se a ser mãe, é uma escolha sua. Porém, busque decidir de maneira consciente, coloque na balança todos os pontos para ambas as situações.
Converse com o seu parceiro e deixe claro quais são suas intenções. Para ficar ainda mais confortável com a decisão, converse com pessoas próximas a você que também escolheram o caminho da maternidade.
Compartilhe você também!
Você tem alguma outra dica de como conciliar trabalho e maternidade? Se sim, compartilhe nos comentários e ajude outras mamães!
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *