Ajudando, Cuidando | 15/06/2021
Qual a importância do teste do pezinho?
O exame previne doenças em recém-nascidos!
Você sabe qual é a importância do teste do pezinho? O exame previne até seis tipos de doenças nos recém-nascidos. E, no último dia 06 de junho, foi o Dia Nacional do Teste do Pezinho, campanha que conscientiza sobre a relevância do exame.
Pensando nisso, a Tip Top preparou um conteúdo explicando sobre o que é o teste do pezinho e quais são as principais doenças que ele ajuda a prevenir. Mas vale lembrar que qualquer dúvida que tiver é extremamente importante consultar o seu médico pediatra. Continue no artigo e boa leitura.
O que é o teste do pezinho?
Conhecido também como neonatal, o teste do pezinho é um exame obrigatório realizado a partir do 3º dia de vida do recém-nascido, podendo ser feito até o primeiro mês. O exame pode ser executado na maternidade ou no hospital em que o bebê nasceu.
Como é realizado o exame do pezinho?
O sangue é coletado do calcanhar do bebê — uma punção é necessária para a coleta —, essa região é rica em vasos sanguíneos, o que facilita o processo. Em seguida, o pezinho do bebê é colocado em um papel filtro, este material é encaminhado para o laboratório para fazer as análises.
Quais doenças o teste do pezinho detecta?
No total, o teste do pezinho detecta 6 tipos de doenças, são elas:
- Fenilcetonúria
- Hipotireoidismo congênito
- Anemia falciforme
- Hiperplasia adrenal congênita
- Fibrose cística
- Deficiência de biotinidase
Após o resultado do teste do pezinho, caso dê positivo para alguma doença, a mamãe e o papai são contatados para que o bebê faça um exame mais aprofundado e específico. Com a confirmação dos resultados, é iniciada a fase de tratamento com a criança.
E o teste do pezinho ampliado?
Caso os pais queiram realizar um teste mais abrangente, atualmente, existe o teste do pezinho ampliado que ajuda a identificar outras doenças que o exame normal não detectaria. O médico também pode sugerir esse teste mais detalhado quando, durante a gestação, a mãe tenha passado por uma infecção ou doença.
Veja alguma das doenças que o teste do pezinho ampliado ajuda a identificar:
- Hiperfenilalaninemia
- Hemoglobinopatias
- Toxoplasmose congênita
- Galactosemia
- Deficiência de glicose-6-fosfato desidrogenase
- Aminoacidopatias
- Doenças lisossômicas
- Imunodeficiências primárias
- Atrofia muscular espinhal
- Sífilis congênita
- Aids
- Rubéola congênita
- Herpes congênita
- Doença do citomegalovírus congênita
- Doença de chagas congênita
Não deixe de fazer o teste do pezinho no seu bebê!
Agora que você já sabe qual a importância do teste do pezinho no seu bebê, não deixe de realizar o exame. Além do mais, qualquer dúvida que possa ter sobre as doenças que o exame identifica, não deixe de consultar o médico pediatra de sua confiança.
Zele pela saúde e desenvolvimento do seu bebê, faça o teste do pezinho!
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *