As melhores dicas para mamães e bebês, com um jeitinho gostoso de viver junto.

Blog Tip Top : Tudo sobre o universo infantil

Ajudando, Cuidando | 21/01/2021

Introdução alimentar para bebês: dicas sobre o tema!

Tudo o que você precisa saber está aqui!

Introdução alimentar para bebê é o tema do artigo de hoje e, para quem ainda tem um pouco de dúvida sobre o assunto, não precisa se preocupar, vamos compartilhar tudo o que sabemos. 

Temos certeza que você vai gostar do conteúdo, então continue no blog da Tip Top e boa leitura! ❤ 

Primeiros passos para a introdução alimentar para bebês!

O leite materno é o primeiro alimento dos bebês e é através dele que a fome do pequeno é saciada. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é aconselhável que a introdução alimentar com outros alimentos, além do leite materno, comece a partir do sexto mês de idade. Vale lembrar que, até os 2 anos de idade, a criança pode ser amamentada pelo leite materno e com outros alimentos, caso seja de interesse dos pais, é claro. 

Completando os 6 primeiros meses de vida, é chegado o momento da introdução alimentar para os bebês; é neste instante que o pequeno é apresentado para as frutinhas, legumes, macarrão e outros alimentos não industrializados. Claro, todos muito bem amassadinhos para que seja fácil saborear o seu gosto. 

É importante estar ciente de que a  introdução alimentar do bebê é realizada de forma gradual e, além disso, deve sempre respeitar o desenvolvimento do pequeno. Por isso, mamães e papais, tenham paciência e compreendam que essa fase é de grande descoberta para seu neném. 

Como começar a introdução alimentar para bebês?

Existem alguns métodos que auxiliam a introdução alimentar em bebês, são eles:

  • papinha de bebê: as verduras, frutinhas e legumes são todos amassadinhos ou batidos no liquidificador formando uma pasta bem saborosa. Caso prefira, você também pode inserir uns pedacinhos de frango ou carne, por exemplo. 

Lembre-se: É importante que a comida esteja livre de sal, pois o bebê ainda não sabe distinguir uma comida salgada. Por isso, vale a pena investir em outros temperos, como a salsinha, cebolinha, manjericão, hortelã e outras ervas de origem natural. 

  • BLW: Baby Led Weaning, em tradução livre significa “desmame guiado pelo bebê”, é um método criado pela britânica Gill Rapley, mestre em alimentação infantil. A ideia é que o bebê seja apresentado a alimentos em pedaços e que, de forma curiosa e intuitiva,  ele se alimente sozinho.

No artigo “BLW: um método de introdução alimentar”, conversamos de forma detalhada sobre o assunto, acesse e confira!

3 dicas de introdução alimentar para bebês!

O início da alimentação dos bebês é uma fase de muita descoberta, assim como qualquer outra. E, para torná-la ainda mais mágica, confira algumas dicas de introdução alimentar:

  1. Monte um cardápio variado: é importante que o bebê seja apresentado para todos os sabores — doce, salgado, azedo e amargo —. Desta forma, ele começa a aperfeiçoar cada vez mais o paladar. Lembrando que o doce é o da fruta e que o salgado não se faz necessário à primeiro momento. 

Se o pequeno rejeitou um determinado alimento, vale a pena insistir mais algumas vezes. Claro, a princípio é normal que ele estranhe o gosto da laranja, por exemplo, e, aos pouquinhos, ele começa a saborear o alimento e esquece do cítrico da fruta. 

  1. Seja um bom exemplo: nos primeiros meses e, durante todo o desenvolvimento, a mamãe e o papai são figuras exemplares. Por isso, se a criança vê que, ao comer um determinado alimento, você fez careta, por exemplo, ela tende a replicar esse comportamento. 

Sendo assim, fique de olho na comida que você come e a maneira que você a vê! Apresente para a sua criança um mundo de possibilidades e sabores… é certeza que ela vai amar conhecer. 

  1. Evite distrações: o início da introdução alimentar para bebês é uma descoberta que só, além disso, requer muito jogo de cintura, é preciso paciência e respeitar o tempo deles. Depois de concluída a fase de adaptação, é o momento que o pequeno começa a comer sozinho. Nessa hora, o celular, a televisão e até mesmo os brinquedos preferidos, tem que estar de fora.

A atenção é voltada toda para a alimentação e, se possível, coloque um cadeirão junto à mesa e façam uma refeição todos juntos — mamãe, papai e bebê —. Esse momento é importante não apenas para a alimentação e sim para o processo de desenvolvimento afetivo da criança. 

Veja alguns produtos de introdução alimentar para bebês!

CADEIRA DE REFEIÇÃO PREMIUM PANDA 5070PA

Introdução alimentar para bebês - CADEIRA DE REFEIÇÃO PREMIUM PANDA 5070PA | Blog Tip Top

PRATO DIVISORIA FUNNY URSO BEGE BB048

Introdução alimentar para bebês - PRATO DIVISORIA FUNNY URSO BEGE BB048 | Blog Tip Top

BABADOR MINI IMPERMEAVEL ELEFANTES 18901E

Introdução alimentar para bebês - BABADOR MINI IMPERMEAVEL ELEFANTES 18901E | Blog Tip Top

COLHER SILICONE AZUL GIROTONDO RK003

Introdução alimentar para bebês - COLHER SILICONE AZUL GIROTONDO RK003 | Blog Tip Top

Na Tip Top você encontra outros produtos que auxiliam na introdução alimentar das crianças, navegue pelo site da loja e confira!

Realizando suas compras na Tip Top, você tem a possibilidade de parcelar em até 6x no cartão ou, se preferir, à vista no boleto bancário. Além disso, trabalhamos também com a opção de frete grátis para algumas compras. Essas e outras vantagens você só encontra aqui, aproveite!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *