Ajudando, Cuidando | 07/01/2021
Dicas de como aliviar a cólica do bebê
Mande a cólica do seu bebê para bem longe!
Procurando dicas de como aliviar a cólica do bebê? Veio para o lugar certo; o artigo de hoje é dedicado para a dorzinha mais incômoda que os pequenos sentem. Vamos ajudar você a identificar o choro de cólica e o que fazer para amenizar o sofrimento do seu bebê. Seguindo as dicas, logo você vai entender esse momento desconfortável e o seu neném vai ficar bem melhor.
É normal que os bebês tenham cólica nos primeiros meses de vida porque o sistema digestivo ainda está em desenvolvimento; além disso, o incômodo surge mais no final do dia. É aí que o choro começa a ficar mais intenso, a barriguinha mais contraída, o neném mais nervoso com os punhos fechados e as perninhas inquietas.
Quando a cólica do bebê vem é preciso manter a calma, busque não passar a insegurança para o pequeno e tenha paciência. Lembre-se: o incômodo é normal e quando o sistema digestivo estiver formado, a dor não vai mais existir. Claro, se a cólica persistir é fundamental conversar com o pediatra e verificar a causa do desconforto abdominal.
Passo a passo para aliviar a cólica do bebê!
Xô dorzinha! Para amenizar a dor, separamos alguns métodos de como aliviar a cólica do bebê. São dicas bem simples que podem ser feitas no momento que o pequeno estiver com dores e irritado. Confira:
- Banho quentinho ajuda a aliviar a cólica, mas para deixar o momento ainda mais relaxante, fale palavras de carinho para o seu bebê. Deixe o ambiente bem tranquilo com meia luz e mantenha a água sempre morninha.
- Massageie a barriguinha do pequeno assim que o choro começar; faça movimentos circulares, para ajudar a aliviar a tensão. Outra dica é deitar o bebê e dobrar as perninhas, fazendo com que as coxas se encontrem com a barriga. Faça esse exercício todos dias para uma melhora no resultado.
- Deixe o bebê de bruços sobre o peito, pois isso vai proporcionar uma sensação de aconchego, além de ajudar a expelir os gases que tanto incomodam. Você também pode completar o processo fazendo uma massagem nas costas, assim os gases saem mais facilmente com o estímulo.
- Compressa com fralda ou bolsa de água quente também ajuda. Fique atenta à temperatura da água e lembre-se que a pele do bebê é super sensível. A compressa de água quente vai ajudar a aliviar a dor e o desconforto abdominal.
- Estimular o arroto após a amamentação ajuda a prevenir os gases. Quando o bebê está se alimentando, é normal engolir muito ar, gerando gases. Para evitar a cólica do final do dia, deite o pequeno de bruços do seu peito e faça massagem nas costas até arrotar, após cada amamentação.
Compartilhamos alguns métodos simples sobre como aliviar a cólica do bebê mas, se você perceber que a dor persiste, é importantíssimo levá-lo ao pediatra e fazer alguns exames, por garantia. Caso seja necessário, e indicado pelo pediatra, existem alguns medicamentos que ajudam no controle da cólica.
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *